História
No ano de 1970 passaram a ser realizados todos os domingos às 15:00 hs, os cultos evangélicos Kardecista, na residência do casal Herbert e Cecília Radespiel, na época, atuais moradores do local.
Naquela época, em cumprimento ao plano de D.Hortência Cavallini, começam os trabalhos para a fundação do Centro Espírita Obras Sociais Dr Adolfo Bezerra de Benezes, no Barreiro, que reunido aos esforços do plano espiritual em concurso com os esforços de Alcyone de Souza Bernardes, Omar Prata de Oliveira e D.Maria Antonieta Cavallini Fabrizá, a saudosa D.Ninita Cavallini que mais tarde, veio originar o nome da Rua onde está localizado as Obras Sociais em questão, fundaram em 21 de Fevereiro de 1971 o Centro Espírita Dr. Adolfo Bezerra de Menezes.
O trabalho assistencial junto às Obras Sociais iniciou-se com a distribuição de sopa fraterna e evangelização das crianças, na época, moradores necessitados daquela região.
Em 1984 com a transferência do Sr Alcyone de Souza Bernardes, naquela época, o então Presidente das Obras Sociais, passa-se a presidência a Sra Gismarina Afonso de Almeida que competentemente prosseguiu com os trabalhos sociais das Obras estando até hoje a frente dos projetos sociais da casa.
Com o passar dos anos o trabalho foi crescendo, e hoje é uma instituição beneficente, sem fins lucrativos, apolítica, destinada à Assistência Social e ao estudo e prática da doutrina espírita codificada por Alan Kardec, Presidida por Wagner José da Cruz e José Otávio Afonso de Almeida, funciona de segunda a sábado atendendo e assistindo cerca de 350 pessoas por semana de Araxá e região.
Tem como foco essencial o exercício da Assistência Social e Promoção Humana, onde destaca-se a prática das atividades de assistência moral e material; incentivo a leitura como fonte de cultura nas diversas áreas do conhecimento humano, através da biblioteca instalada junto à casa, o estímulo à união solidária e união em
família; promoção de encontros culturais, palestras, seminários, debates, cursos, grupos de estudo; atendimento e campanhas fraternas, dentre outros; atividades estas, voltadas para o aprimoramento do espírito de união.
Além dos trabalhos exercidos em benefício dos adultos assistidos pelas Obras Sociais Dr Adolfo Bezerra de Menezes, um que merece destaque é o realizado dentro do departamento da Evangelização Infanto-Juvenil que acolhe, ensina e evangeliza crianças e adolescentes tirando-os das Ruas, promove encontros para estudo e debates cristãos oferecendo-lhes aulas de teatro, música e Artes voltados para os ensinamentos cristãos. Ensina e educa através dos princípios regidos pela filosofia de Jesus como forma de auxiliar na formação moral do evangelizado. Induz à reflexão para que tenham noções básicas de moral, justiça, solidariedade, responsabilidade, cooperação, respeito mútuo, amizade, companheirismo, perdão e amor ao próximo. Atualmente conta com uma média de mais ou menos 50 crianças assistidas.
Hoje a instituição é organizada e dividida em departamentos, oferecendo uma equipe de colaboradores e trabalhadores qualificados nas diversas áreas da
educação, saúde, assistência social, psicologia, artesanal, música, jurídicas, administrativa, dentre outras. Todos, em atividade, prestando à entidade trabalhos voluntários que possibilitam o direcionamento e qualidade aos atendimentos disponibilizados, o que vem contribuindo para engrandecimento das obras.
A instituição oferece ainda aos jovens, adultos e idosos um trabalho de promoção humana voltado para a saúde emocional e espiritual, com tratamentos direcionados pelos profissionais da área de saúde (médicos, psicólogos e assistente social), todos voluntários, que orientam os assistidos esclarecendo-os e auxiliando-os naquilo que buscam e necessitam. Propõe aos participantes/assistidos os meios hábeis para que eles próprios sejam capazes de conseguirem a recuperação e o equilíbrio espiritual/emocional.
Em reconhecimento à grandiosidade do trabalho social desempenhado pela requerida junto ao Município de Araxá e região, foram decretadas as leis 1520/77 e a 5.211/2008 declarando as Obras Sociais Dr Adolfo Bezerra de Menezes como sendo uma instituição de utilidade pública.
Na mesma época, em 1986,foi concedido pelo próprio Estado de Minas Gerais perante as secretarias de Estado do Trabalho, Ação Social e Desportos o certificado e registro das Obras Sociais em questão como ENTIDADE DE AÇÃO SOCIAL, de acordo com a Lei nº.6141/73 atendendo ao disposto nos decretos nºs 16.126/74 e 16.187/74.