Queridos irmãos, chagas são feridas abertas em nós. Existem as feridas físicas mas também as espirituais.
Segundo os benfeitores amigos o egoísmo e orgulho são duas grandes chagas da humanidade, sendo o egoismo a grande chaga a ser combatida. Ele é a raiz de todas as outras chagas humanas.
O homem ao pensar só em si passa a não enxergar seu semelhante agindo de maneira individualista, somente o que lhe interessa é colocado como prioridade, deixando os sentimentos e emoções de seus semelhantes em segundo plano.
Tanto nas grandes situações mundiais quanto nas pequenas situações do cotidiano vemos o egoísmo tomar conta de muitos irmãos.
Quando não perdoamos estamos sendo egoístas! Quando temos sentimento de posse com as pessoas estamos sendo egoístas! Quando forçamos nosso semelhante a pensar e agir como nós estamos sendo egoístas! Quando um país tenta dominar o outro esta sendo egoísta!
Como podemos ver a inúmeros exemplos de egoísmo e ele precisa ser combatido por todos nós.
Como dizia um sábio da antiguidade: “Conhece-te a ti mesmo!” Ai esta o grande segredo. Conhecer a nós mesmos exige esforço e reflexão de nossa parte. Aprendermos a observar as nossas reações e sensações perante o mundo e as relações humanas. Como estamos agindo? Estamos fazendo o bem? Alguém tem o que queixar de nós?
Respondendo as essas perguntas começamos a observar como somos. Ao saber como somos identificamos os gatilhos que acionam em nós as nossas reações. Aprendendo a nos conhecer podemos antecipar reações e nos policiar para evitarmos que o egoísmo e qualquer outra mazela tome conta de nós.
Trabalhando todos os dias para dimininuir vícios e aumentar virtudes vamos expurgando de nós as chagas que trazemos conosco ao longo de nossas existências.
A partir desse comportamento diário podemos entrar na filosofia do mestre Jesus: “Fazei a outrem aquilo que vos gostaria que fosse feito!”
Que Jesus nos abençõe!